Município activa aplicação ‘Braga Resolve’

A plataforma “Braga Resolve” entrou esta quinta-feira em funcionamento. Na apresentação, na praça do Município, aquilo que seria uma demonstração acabou mesmo por se tornar um situação real. A plataforma já tinha sido anunciada há uma semana no certame Portugal Smart Cities 2018, que decorreu na FIL, em Lisboa.
Esta quinta-feira, João Rodrigues, vereador com o pelouro da gestão e conservação de espaços públicos fez ele mesmo um apontamento sobre um poste que estava em risco de queda mesmo à porta do edifício municipal.
A aplicação tem como objectivo promover uma ligação mais próxima e transparente entre a Câmara Municipal de Braga e os cidadãos que, desta forma, podem dar conta de problemas relacionados com o estado de conservação do espaço público em todo o território concelhio. Segundo João Rodrigues, a grande mais-valia desta ferramenta reside na possibilidade do cidadão que reportou a ocorrência poder acompanhar de forma interactiva todo o processo. “O que os municípios geralmente não fazem é manter de forma pública todas as ocorrências que recebe, as que estão por resolver, as que estão a ser resolvidas e, no fim, quando estão já resolvidas”, começou por referiu o vereador. Todas as ocorrências estarão disponibilizadas de forma pública, independentemente de quem as reporte.
Ricardo Rio acompanhou a estreia do aplicativo, que por enquanto está disponível para androide. No iOS só a partir da próxima semana. apenas na página do município. Para o autarca, a aplicação ‘BragaResolve’ vai contribuir para melhorar os índices de transparência do município. O reporte de ocorrências pode ainda ser feita através do site bragaresolve.pt.
*Com Elsa Moura
Áudio:
Declarações de João Rodrigues e Ricardo Rio
