Noite Branca’18 com data apontada e com palco deslocalizado

É com a “maior enchente de sempre no centro urbano” que a Noite Branca de Braga já olha para 2018 com data idealizada e com a perspectiva de deslocalização do palco principal.
A dimensão do evento nesta edição – Autoridades apontaram para 500 mil pessoas nas duas primeiras noites da Noite Branca – faz com que os responsáveis olhem para o próximo ano no sentido de dar mais extensão a um dos pontos mais concorridos da noite, ou seja, em frente ao palco dos concertos principais.
Ricardo Rio falou esta segunda-feira com a RUM e deu conta disso mesmo, avançando que “a data natural será entre os dias 31 de Agosto e 1 e 2 de Setembro”. “São as datas que correspondem ao espírito do primeiro fim-de-semana de Setembro e que são o remate do período estival, que tem sido uma das mais-valias desde que mudamos o calendário”, referiu o presidente que quer ainda “fazer o balanço, ouvir os agentes e recolher contributos sobre os pormenores desta edição”.
Uma das questões que vai ser colocada em discussão, admitiu o presidente de Câmara, é a localização do palco principal. “Era uma questão que já vinha sendo sinalizada e, na edição deste ano ficou ainda premente, que é a relocalização do palco principal para um espaço ainda mais amplo do que aquele que representa a Praça do Município”.
O edil avançou que “poderá ser a própria Avenida Central” a receber esse mesmo palco, lembrando que “a malha urbana da cidade não tem tantos espaços amplos para a instalação do mesmo”.
Ricardo Rio deixou, ainda assim, a garantia que “não se quer retirar este evento do centro da cidade, até porque se iria descaracterizar o mesmo”.
“Três noites irrepreensíveis de exaltação colectiva”
Sobre a edição que findou este Domingo, o responsável municipal fala num “balanço extremamente positivo” e salientou que “foi mais um passo no processo de crescimento e afirmação do evento e da cidade que foi um grande sucesso onde tudo correu de forma exemplar”.
“Nunca se tinha tido na malha urbana como aconteceu na noite de Sábado. Felizmente que isso aconteceu sem alguma ocorrência de maior, com total conforto e segurança e com as pessoas a poderem estender-se pela diversão nos vários postos de entretenimento que existiam na cidade”.
O edil deu conta de que o sucesso só foi possível graças “à forte adesão e conduta dos bracarenses e visitantes” que possibilitaram “três noites irrepreensíveis onde os que visitaram Braga deram por bem empregues o seu tempo e onde a cidade viveu um grande momento de exaltação colectiva”.
