Orçamento Participativo premeia 8 projectos

Já são conhecidos os projectos vencedores do Orçamento Participativo de Braga 2018: três projectos na área de equipamentos e espaços públicos, mais três na área da cultura, um no turismo e mais um na área da solidariedade e coesão social.
Mais uma vez, o município de Braga voltou a apelar à participação cívica dos bracarenses e, este ano, foram apresentadas 75 propostas, das quais 24 passaram à fase final de votação. Contados os votos e feitas as contas, foram escolhidos 8 projectos, pelos quais foram distribuídos os 650 mil euros alocados pela autarquia.
Desde 2015, o município já canalizou mais de 3 milhões de euros para diversos projectos. Ricardo Rio, presidente do município, explicou que todos os projectos “são sempre concretizados, por norma, dentro dos prazos estabelecidos o que é extremamente notável”.
Desde 2015, altura em que foi lançado este Orçamento Participativo de Braga, já foram apresentadas 402 propostas. Ricardo Rio faz um balanço positivo deste projecto e garante que, independentemente dos resultados eleitorais, “os bracarenses não aceitariam que não houvesse essa capacidade de dar voz aos cidadãos”. “Esta é uma ferramenta de cidadania exemplar que deve continuar”, acrescentou.
OP Escolar premeia seis projectos
Mais uma vez, o município de Braga também lançou o mesmo apelo à comunidade escolar bracarense. Neste caso, estiveram disponíveis 100 mil euros que serão distribuídos por seis projectos. Lídia Dias, vereadora da Educação na Câmara Municipal de Braga, garante que todos os projectos servem para “promover a coesão” dos agrupamentos escolares sem esquecer os alunos com necessidades especiais. “Estes projectos vão no sentido de criar espaços de maior reunião, onde se possam fazer actividades de grupo cada vez mais polivalentes”.
Projectos Vencedores
OP 2018
1º – CObertura de Ringue Desportivo – Freguesia de Padim da Graça
2º – “Conta-me Como Foi” – Freguesia de Priscos
3º – “+ Saúde, + Idade” – Freguesia de Ferreiros e Gondizalves
4º – Salão de apoio às actividades da freguesia – Freguesia de Guisande e Oliveira (S. Pedro)
5º – Espaço Comunitário e de Culto de S. Martinho – Freguesia de Vilaça e Fradelos
6º – Reactivação do Grupo de Teatro e Remodelação de Espaço – Freguesia de Padim da Graça
7º – Arte por Tadim – Freguesia de Tadim
8º – Fi-bra – Filarmonia Juvenil de Braga – Freguesia de Maximinos, Sé e Cividade
OP Escolas 2018
1º – Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio
2º – Agrupamento de Escolas André Soares
3º – Agrupamento Mosteiro e Cávado
4º – Agrupamento de Escolas de Celeirós
5º – Agrupamento de Escolas Carlos Amarante
6º – Conservatório de Música Caouste Gulbenkian
