Património intangível vai ser debatido em Barcelos

Barcelos vai receber no início do próximo mês de Setembro a 5ª Conferência Internacional sobre Património Imaterial. Trata-se de um evento (Sharing Cultures 2017) onde, em discussão, estará o património cultural barcelense, com incidência sobre o artesanato e as suas tradições. O objectivo do encontro é o de reunir investigadores e académicos em torno da salvaguarda e promoção do património intangível.
A barcelense Cristina Pinheiro revelou estar “orgulhosa” por poder ajudar a organizar o evento na cidade onde nasceu e lembrou que “se pretende levar mais longe a discussão em torno do património intangível, assim como debater a importância que tem para a compreensão das sociedades humanas e dos modos de vida”.
Este evento chega a Barcelos com atractivos especiais para mostrar, nomeadamente “a riqueza do património cultural barcelense, como o artesanato, as tradições, a feira semanal, a Festa das Cruzes, o Caminho de Santiago”.
A responsável exemplifica, lembrando “as peças produzidas no concelho e no Minho, com vários tipos de materiais, o Museu de Olaria que é uma referência e ainda o Galo de Barcelos que é uma referência de Portugal”.
O evento, que acontece no Museu de Olaria de 6 a 8 de Setembro, e que resulta de uma parceria com o município de Barcelos e a Green Lines – Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, trará a Barcelos dezenas de participantes. “Já era tempo para que este congresso se realizasse em Barcelos. Contamos com cerca de 50 participantes vindos dos mais variados pontos do globo”, referiu.
Desta conferência irão fazer parte sessões e apresentações de trabalhos, mas ainda visitas de cariz social e cultural a vários pontos da cidade. No primeiro dia os grupos participantes irão ter a oportunidade de fazer uma visita guiada no centro da cidade de Barcelos, que irá mostrar os principais pontos turísticos da cidade, como a Igreja Matriz, a Ponte Medieval, o Palácio dos Condes de Barcelos e o Museu Arqueológico de Barcelos. A visita contemplará também a Câmara Municipal, a Torre da Porta Nova, a Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz, entre outros pontos interessantes, com guias que contarão a história e as lendas de cada lugar.
