Pop Cross volta a Braga 38 anos depois da última prova

38 anos depois, Braga volta a receber uma prova de Pop Cross. A primeira prova de Pop Cross, na cidade dos arcebispos, aconteceu em 1978, na Quinta de Souto Maior. Nos dois anos seguintes, a prova rumou para a Quinta das Parretas. Agora, quase quatro décadas depois, o Pop Cross volta a Braga para a I Demonstração do género.
O circuito de Palmeira, à entrada do aeródromo, é o palco escolhido para receber, este fim-de-semana, nos dias 5 e 6 de Outubro, a I Demonstração de Pop Cross na cidade dos arcebispos. César Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, garante “este executivo agarrou este evento com unhas e dentes” desde a primeira hora, o que também obrigou à construção de uma pista de raiz.
Trabalhos concluídos, os pilotos lançam-se ao asfalto já no próximo Sábado. Antes disse, na Sexta-feira, acontecem as verificações técnicas pela Praça do Município e um trajecto em caravana até ao Circuito de Palmeira.
As mangas de qualificação acontecem no Sábado, a partir das 10h00, e a corrida final está agendada para as 11h00.
Este é mais um evento incluído no programa da Cidade Europeia do Desporto (CED), título que Braga acolhe até ao final deste ano. Feitas as contas, esta é a prova número 485 e a modalidade número 71 da CED 2018. Sameiro Araújo, vereadora com o pelouro do Desporto no município bracarense, diz que esta é mais “uma prova da vitalidade da cidade”.
Cerca de 20 pilotos estão já confirmados, entre eles Alvarez Ruiz, espanhol campeão europeu da modalidade. Rui Lages, figura bracarense do desporto automóvel, e Amaro Nogueira, campeão nacional em título da especialidade, também vão marcar presença na prova. “Esperemos que para o ano possamos regressar ainda com mais pilotos”, afirma Rui Lages.
Para os mais curiosos, as provas são abertas ao público e são de entrada livre.
