Rede de Bibliotecas de Braga recebe 4 novos parceiros

A Rede de Bibliotecas de Braga recebeu hoje quatro novos parceiros. Com a assinatura deste protocolo, a rede passa a contar com cerca de 20 parceiros.
O acordo de cooperação que foi hoje assinado agrega a esta rede a Casa do Professor, o Colégio D. Pedro V, a Junta de Freguesia de S. Vicente e a Junta de Freguesia de S. Victor. A Rede de Bibliotecas de Braga foi formalizada oficialmente em 2012 e promove a criação de hábitos de leitura junto de públicos distintos além da partilha dos mais variados materiais didácticos entre todos os parceiros.
Lídia Dias, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Braga, garante que esta é uma “rede viva”. “Esta rede promove encontros, seminários, exposições e tantos outros eventos. É feito um grande trabalho por parte de todos os parceiros para que seja estimulada a leitura, a Cultura e o conhecimento”, disse.
Regina Campos é a coordenadora inter-concelhia desta Rede de Bibliotecas e explicou que “existe uma partilha de recursos: sejam documentos, material didáctico ou serviços”. “A relação entre os parceiros é de grande amizade”, acrescentou.
Todos os anos, esta rede reúne e decide qual o plano de actividades a ser desenvolvido por todos os parceiros. Regina Campos explica que, neste momento, existem duas grandes actividades que servem para cumprir os objectivos desta Rede de Bibliotecas. “A ‘Semana da Leitura’ e o ‘Escritores do Minho’ são duas das nossas grandes actividades que servem para dinamizar a leitura e os próprios autores junto da comunidade”, afirmou.
Lídia Dias não tem dúvidas de que “estes quatro novos parceiros trazem novas realidades (à rede)”. “É isso que pretendemos: a partilha de conhecimentos para fortalecer esta rede junto da comunidade”, acrescentou.
