Regresso dos feirantes ao FORUM Braga em risco

O regresso dos feirantes ao recinto do renovado FORUM Braga está em risco. Esta manhã, durante a reunião camarária, Ricardo Rio, presidente do município bracarense, disse que “está a ser equacionada” a hipótese dos feirantes ocuparem definitivamente o local onde estão desde Julho, nos terrenos do sopé do Monte Picoto, nas avenidas Pires Gonçalves e Viriato Nunes e na Alameda do Estádio 1º de Maio.
Carlos Almeida considera que essa é uma “situação incompreensível”. O vereador da CDU garante que a autarquia está a “faltar à palavra” com os feirantes, tendo em conta que o seu regresso ao antigo PEB aquando do final das obras de reabilitação está consagrado no contrato-programa da InvestBraga, gestora deste espaço. “Devem [os feirantes] exigir os seus direitos e pedir ao município que cumpra com compromissos assumidos”, afirma.
Oposição fala em “falta de planeamento”, “desumanismo” e “opções terceiro-mundistas”
Miguel Corais, vereador do PS e antigo administrador do Parque de Exposições de Braga, diz que houve falta de planeamento na gestão deste processo e acusa o município de “desumanismo” com os feirantes. “A autarquia e a InvestBraga continuam a demonstrar falta de interesse com os problemas apontados pelos feirantes. Em política é preciso criar soluções e não problemas”, diz.
Com o regresso dos feirantes ao antigo PEB em risco, a vereadora socialista Liliana Pereira pede uma “discussão pública sobre as alternativas possíveis” para que os feirantes “contem sempre com todas as condições necessárias para o desempenho das suas funções”.
Ainda assim, Miguel Corais vai mais longe e afirma que manter os feirantes no local onde se encontram de forma provisória desde Julho é uma opção “terceiro-mundista” que não deveria ser equacionada.
Na resposta, Ricardo Rio lembra que “é preciso garantir os interesses dos feirantes e da InvestBraga” e que os “comerciantes não ficaram a perder à conta da nova localização”. O presidente da Câmara Municipal de Braga (CMB) diz, ainda, que se os feirantes passarem a ocupar definitivamente a zona exterior onde estão instalados há cerca de 10 meses o município vai proceder à requalificação daquela zona.
Áudio:
Carlos Almeida (CDU), Miguel Corais (PS), Liliana Pereira (PS) e Ricardo Rio (presidente da CMB) falam sobre a nova localização dos feirantes
