Requalificação da EN101 volta à agenda política em Guimarães

A coligação “Juntos por Guimarães” volta a colocar na agenda política da cidade a requalificação da Estrada Nacional (EN) 101, no troço que liga Fermentões às vilas de Ponte e Taipas. Segundo André Coelho Lima, líder de oposição, esta requalificação, a juntar à proposta alternativa ao futuro troço que liga a EN101 ao AvePark, seria “mais barata e amiga do ambiente”.
“A requalificação do troço da EN101 custaria cerca de 5 milhões de euros, a via alternativa de acesso ao Avepark cerca de 12 milhões. Ou seja, fazíamos duas obras em vez de uma de cerca de 18,5 milhões euros”, disse o vereador.
André Coelho Lima aplaude o Ministério do Planeamento e Infraestruturas por ter decido incluir no “Programa de Valorização das Áreas Empresariais” a construção da via de acesso ao Avepark, vendo desta forma o Governo português dar “luz verde” para a melhoria da ligação rodoviária ao Parque de Ciência e Tecnologia existente na freguesia de Barco e que terá um investimento de 18,4 milhões de euros. Mas a solução apresentada pela câmara, e como explica o vereador, “não defende as populações”.
“Não se pode estar a menos de cinco quilómetros de Guimarães e demorar 30 minutos em trânsito. Não basta pensar apenas no Avepark, é preciso pensar nas pessoas”, afirmou André Coelho Lima.
O vereador destaca mesmo que as matérias da requalificação da EN 101 e da via de acesso ao Avepark deviam voltar a ser discutida com a população, inclusive a tão falada ligação à auto-estrada.
