Ricardo Rio demarca-se da proibição de animais no circo

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) defende o circo sem animais, Rio Tinto aprovou uma proposta que defende essa mesma proibição e, na cidade bracarense, o movimento cívico ‘Braga para Todos’ já pediu ao presidente do executivo para avançar com essa mesma proibição.
Esta manhã, à margem da visita ao Circo de Natal organizado pela autarquia de Braga, Ricardo Rio disse aos jornalistas que “os animais fizeram parte, durante muitos anos, do ambiente da vivência do circo e, portanto, não pode haver uma uma subtracção imediata destes animais dos espectáculos”. Ainda assim, Ricardo Rio garantiu que a mais-valia da presença dos animais nos espectáculos circenses é “cada vez menor”. “A tendência natural é que a generalidade dos circos passe a valorizar a componente humana e o espectáculo nas suas mais variadas formas e a prescindir dessa componente”, acrescentou.
Quanto à proibição da presença de animais nos espectáculos circenses que passem por Braga, Ricardo Rio não vai tao longe e admite que “essa matéria possa ser alvo de regulamentação a nível nacional”. “O que temos feito é sensibilizar os promotores para suprimirem essa componente”, afirmou.
