Sala de espera de Cardiologia e Pneumologia com nova cor

A sala de Utentes dos serviços de Cardiologia e Pneumologia do Hospital de Braga tem nova cor. Adriana Henriques esteve a trabalhar ao longo do último ano para dar uma nova vida a estes espaços.
Ao todo, a artista bracarense produziu cinco telas onde a linha, a forma e a cor provocam reacções sensoriais distintas junto de todos os que, diariamente, passam pela sala de utentes dos serviços de Cardiologia e Pneumologia. O objectivo? “Pretendo que o observador, todos os dias, veja coisas diferentes. Aspetos que trabalhem os órgãos sensoriais e que provoque sensações diversas, mediante o estado de espírito de cada um e como se deixa envolver pelo mundo”, disse a artista.
12 meses de trabalho, mais de 90 estudos realizados
O trabalho começou a ser desenvolvido em Dezembro do ano passado. Ao longo de quatro meses, a artista desenvolveu mais de 90 estudos sobre a cor que deram origem às cinco obras.
As telas começaram a ser produzidas em Abril e estão já expostas. A acompanhar estas obras está, ainda, um “livro de elogios” onde todos os utentes podem partilhar as suas opiniões com a artista e que servirá de “registo de apontamentos de todos os observadores”.
Para a artista bracarense, este trabalho foi bastante “desafiador e emocionante” até porque, de acordo com Adriana Henriques, ao longo do último ano esteve a trabalhar directamente com a “fragilidade humana”. O projecto chama-se “Pictórico, Linear e Saúde” e foi inaugurado esta semana.
Áudio:
A artista Adriana Henriques fala sobre o trabalho desenvolvido
