Sapadores de Braga já contam com 13 novos elementos

Os 13 novos elementos dos Bombeiros Sapadores de Braga assinaram hoje os seus contratos. O fardamento foi entregue no final da semana passada e o processo de formação começou nesta segunda-feira (07 de Maio).

Ao longo dos próximos 12 meses, os recrutas vão passar por uma nova fase de formação interna no quartel da Companhia, mas também noutros locais, como é o caso do Batalhão de Sapadores do Porto e o pólo de S. João da Madeira da Escola Nacional de Bombeiros.

Entre os 13 recrutas estão presentes duas mulheres, as primeiras a integrarem os Bombeiros Sapadores de Braga em mais de 200 anos de história. O concurso abriu com 15 vagas, mas apenas 13 cumpriram os requisitos das primeiras etapas.

Ana Sousa, uma das novas recrutas, vem de uma família que há muito dedica o tempo e esforço a ajudar o próximo (avô, pai e irmã também são Bombeiros). Aos jornalistas disse que espera “meses muito intensos” e que irá encarar esta formação como a primeira de muitas missões. “Vai ser um ano de muita aprendizagem, partilha e união”, disse.

Novo concurso será equacionado “a curto prazo”

Ricardo Rio, presidente do município, recebeu os novos recrutas no Salão Nobre da CMB e disse que este é um “reforço importante para suprir as necessidades da corporação”. “Pretendíamos que fossem mais a subscrever este contrato, mas infelizmente não foi possível preencher todas essas vagas”, acrescentou.

Para este concurso foram apresentadas centenas de candidaturas (30% foram mulheres). O comandante João Felgueiras disse que “os critérios para a selecção dos candidatos foram cumpridos à risca e, por isso, esta folga de contratação não foi cumprida”. Ainda assim, afirmou que é importante continuar a reforçar os meios humanos dos Bombeiros Sapadores de Braga ao longo dos próximos anos. “o ideal é que a cada dois anos seja admitido novo pessoal para suprir as saídas naturais da corporação”, afirmou.

Face às exigências contínuas desta companhia, Ricardo Rio admitiu a hipótese de abertura de um novo concurso para o recrutamento de novos bombeiros sapadores “a curto prazo”. “Essa é uma avaliação que iremos fazer muito brevemente, mas é muito provável que o novo concurso seja lançado no próximo ano”, concluiu.

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv