Sec. Estado das Florestas quer PROF nos PDM

O secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas frisou esta quinta-feira que “chegou a altura de ordenar a floresta” e que essa ordenação também passa pelos Planos Diretores Municipais (PDM).  Em declarações à RUM à margem de uma sessão pública de esclarecimento do Programa Regional de Ordenamento Florestal (PROF),  Miguel Freitas referiu que o Governo começou por “resolver aquilo que era urgente depois da área ardida com a estabilização de emergência e criar os parques de madeira ardida”. Só depois surge um segundo momento “para perceber o que era preciso fazer para ter uma floresta mais limpa”. Agora o Governo está a “olhar para o médio longo prazo com os planos regionais de ordenamento florestal”, referiu o secretário de estado, destacando que este planos são para ser encerrados até ao final do primeiro semestre de 2018.


O secretário de Estado das Floresta destaca ainda que não faz sentido pensar nas florestas numa lógica concelhia.

“Por isso mesmo constituímos em todas as CIM um gabinete técnico intermunicipal de forma a integrar os PROF. A floresta não tem fronteiras, não têm uma lógica concelhia. O que é preciso é ter planos coerentes numa visão intermunicipal”, sublinha, defendendo também “uma nova relação entre as autarquias e populações com a floresta”.

Já quanto ao processo de limpeza das florestas, o secretário de Estado considerou ser uma batalha ganha, mas alerta que os “incêndio vêm aí”. “Não se julgue que está tudo limpo ou que não há mais incêndios florestais. Eles vêm aí. Temos é uma floresta melhor preparada”, vincou.

nunocerqueira
nunocerqueira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv