Semana Santa de Braga gera impacto económico de 9,5 milhões

Em 2017, a Semana Santa de Braga teve um impacto económico líquido para a cidade de 9,5 milhões de euros. Um valor que ascende aos 15 milhões de euros se foram acrescentados os valores alcançados no comércio e restauração (2,9 milhões de euros), bem como os valores associados ao impacto mediático deste evento (mais de 2 milhões de euros).
Os dados foram divulgados hoje e fazem parte de um estudo encomendado pela Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga à Universidade do Minho. João Cerejeira, um dos mentores deste estudo, garantiu que a Semana Santa de Braga traz uma “nova vida à cidade”. “Este é já um evento global e quem visita também fica embebido dessa atmosfera”, disse.
“Evento global” que chega a cada vez mais pessoas
Um “evento global” e que n ano passado trouxe a Braga cerca de 64 mil pessoas. Olhando para o perfil dos visitantes, 60% eram estrangeiros, vindos de mais de 30 países distintos. Em média, cada visitante gastou 79 euros por dia. Ainda assim, apenas 38% optaram por pernoitar em Braga. Para João Cerejeira, há uma “margem de crescimento” acentuada para a oferta turística bracarense.
Mas há mais: de acordo com os responsáveis por este estudo, a Semana Santa de Braga contribui com 7 milhões de euros para o PIB nacional e correspondeu a um acréscimo da receita fiscal em 1,221 milhões de euros. Para o Cónego Luís Miguel Rodrigues, presidente da Comissão organizadora da Semana Santa de Braga, são “números positivos” e que trazem “ainda mais responsabilidade” a todos os envolvidos.
Áudio:
João Cerejeira (um dos mentores do estudo) e o Cònego Luís Miguel Figueiredo falam sobre estes números
