Semana Santa pode integrar nova rota europeia

A Semana Santa de Braga poderá, em breve, integrar uma rota europeia de celebrações das Semanas Santas e da Páscoa. Esta segunda-feira (10 de Setembro), os representantes bracarenses estão já a caminho de Lucena, em Espanha, onde começa amanhã o I Fórum Europeu de cerimónias da Semana Santa e Páscoa.
O Cónego Avelino Marques Amorim, novo presidente da Semana Santa de Braga, falou com a RUM e garantiu que esta é uma “oportunidade única” para a cidade dos arcebispos e que poderá trazer ainda mais pessoas até Braga durante as celebrações da Semana Santa.
“Conseguiremos estar em contacto directo com todas as cidades que já têm um percurso histórico e cultural bem vincado a nível europeu. Poderemos crescer ainda mais”, disse.
Até à próxima quarta-feira, este fórum conta com a presença de países como Itália, Malta, Eslovénia e Espanha. Sem adiantar grandes pormenores, o Cónego Avelino Marques Amorim explicou que só no final deste encontro será possível perceber se será formada esta rota europeia.
O encontro é promovido pela entidade “Caminos de Pasión”, sedeada em Osuna, em Sevilha, e pretende unir esforços das várias entidades presentes neste Fórum, de modo a lançar a base para uma candidatura a um futuro Itinerário Cultural, projeto do Conselho da Europa, que foi lançado pela primeira vez em 1987 “com a finalidade de demonstrar, através da viagem no espaço e no tempo, como o património cultural da Europa se desenvolve através das fronteiras”.
Áudio:
O Cónego Avelino Marques Amorim, fala sobre este encontro que decorre entre amanhã e quarta-feira, em Lucena, Espanha.
