Sindicato dos técnicos bancários abre delegação em Braga

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) reforçou presença no Norte com a abertura, ontem, de uma nova delegação em Braga. A inauguração contou com várias entidades, entre as quais o vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques. A nova sede ocupa duas salas no edifício Santa Bárbara, no centro da cidade.
Para o delegado regional de Braga, Alberto Rocha, esta aproximação local pretende reforçar os serviços junto dos associados. “Já tínhamos um posto aberto, mas com menos recursos. Agora podemos estar mais presentes, com mais acordos médicos e acompanhamento aos sócios. Vamos ter um elemento da direção que também vai passar a estar mais presente em Braga, o que antes não acontecia”, referiu.
Já quanto a números, são mais de 1350 os sócios na região, de um sindicato que tem 18 mil. “Queremos aumentar esse número agora com esta nova delegação. O concelho de Braga tem um grande peso, onde representamos mais de 50% dos bancários. Agora queremos ter o mesmo número a nível de todo o Minho”, apontou
Já o presidente do sindicato, Paulo Gonçalves Marcos, destacou que “a independência” do SNQTB é a imagem de marca. “A nossa missão é servir e dignificar estes profissionais da banca e para isso é necessário estar próximo deles e conhecer os seus problemas e necessidades para encontrar soluções e respostas. Esta é a nossa visão do sindicalismo moderno e interventivo”, destacou, apontando a luta de uma revisão salarial como uma das grandes bandeiras do SNQTB. “Queremos que haja uma actualização salarial que reparta os ganhos que a banca tem tido desde 2017 e que vai ter em 2018, pois foi o setor onde houve maior destruição de emprego e rendimento”, frisou.
Depois das novas delegações em Viseu, Leiria, Santarém e Faro inauguradas em 2017, o SNQTB mantém o ritmo de crescimento este ano com mais aberturas e reforço de equipas regionais.
Áudio:
Declarações de Alberto Rocha (Delegado Regional) e Paulo Gonçalves Marcos (Presidente)
