Teatro Didascália estreia nova produção

Tubos, tijolos, martelos e madeira. São estes os materiais que compõem a nova produção artística do Teatro Didascália. Depois de terem colocado (literalmente) as mãos na massa no espectáculo “One Man Alone”, no qual a ação estava concentrada na utilização de farinha e de massa fresca de pão, a equipa do Didascália chega agora com “O Vigilante Noturno”, que dá destaque a materiais da construção civil.
Co-criado e encenado por John Mowat, este é o segundo projecto numa linha de criação que se orienta por um trabalho que vai ao encontro dos materiais e a uma “necessidade profunda” de criação constante do ser-humano.
Cabe a Bruno Martins protagonizar este solo onde o corpo humano se mistura com os mais diversos materiais num espectáculo onde o movimento, a dança e coreografia, o teatro e a música pautam o imaginário criado em palco pelo protagonista.
Nesta pesquisa pela manipulação da matéria, os autores do espectáculo chegaram aos materiais de construção de civil e à relação atribulada que é criada entre estes objectos e o vigilante. Bruno Martins, co-autor da obra, explicou à RUM que “esta personagem acaba por criar uma espécie de família com os objectos inanimados” e que somos transportados para “uma relação de amor e ódio” entre todos os elementos que compõem esta obra.
Ao contrário do que parece, neste “O Vigilante Nocturno” o protagonista não está sozinho em palco: é acompanhado por dois músicos que, em simultâneo, constroem todo o ambiente desta peça. “Apesar de não estarem em palco, os músicos dialogam constantemente comigo durante todo o espectáculo”, disse Bruno Martins.
Apesar de ser um trabalho bastante físico e com espaço para o improviso, já que Bruno Martins ainda não conseguiu “amestrar” por completo todos os materiais usados em palco, “O Vigilante Noturno” é pautado por uma coreografia pensada ao milímetro e bebe as mais variadas linguagens que fazem parte do universo artístico do Teatro Didascália.
O espectáculo está em cena na Casa das Artes de Famalicão entre os dias 05 e 07 de Abril, sempre às 21h30. Seguem-se apresentações em Montemor-o-Novo, Vila Real, Fundão, Évora, Palmela e Guimarães, estando ainda previstas apresentações no Rio de Janeiro (Brasil) e em Génova (Itália).
Áudio:
Bruno Martins, protagonista e co-criador deste espectáculo, conta mais pormenores sobre “O Vigilante Noturno”
