“Trump quer reconquistar influência no Médio Oriente”

“Donald Trump está a tentar reconquistar a influência dos Estados Unidos da América (EUA) no Médio Oriente”. Esta é a opinião de José Palmeira, professor da Escola de Economia e Gestão, à conta da decisão do presidente dos Estados Unidos em reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

O movimento islâmico Hamas já incitou uma nova revolta popular palestiniana e, à conta da decisão de Donald Trump, o conselho de segurança das Nações Unidas vai voltar a reunir-se para debater o processo de paz no Médio Oriente. Para José Palmeira, este anúncio vai aumentar a tensão entre israelitas e palestinianos. “Donald Trump parece querer recolocar os EUA como um actor no Médio Oriente, mas pelas piores razões”, acrescentou.

Em Belém, na Cisjordânia, já houve registos de confrontos. Ainda assim, José Palmeira acredita que esta decisão pode não ter consequências a longo prazo já que a comunidade internacional contestou a decisão de Donald Trump. “Poderá haver uma reacção nos próximos dias a esta atitude, mas como é uma situação que não conta com o apoio da comunidade internacional é possível que a situação não tome novas proporções nos próximos tempos”, afirmou.

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv