TUB discutem processos de mudança organizacional

A manhã de hoje foi dedicada à discussão da gestão da mudança organizacional. Os Transportes Urbanos de Braga organizaram mais uma sessão do “Pequeno-Almoço Com…” que, desta vez, contou com a presença da professora Ana Carvalho, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. A docente explicou que os processos de mudança são “inevitáveis” e que, por norma, são “difíceis de gerir”. 

Perante uma sala cheia, Ana Carvalho disse que as empresas devem estar cientes da “importância do diálogo” com todos os funcionários durante o processo de mudança. No final, disse que “se se conseguir criar uma visão positiva do que se pretende mudar é mais fácil convencer as pessoas”. “É preciso saber comunicar com as pessoas, capacitar os funcionários para essa mudança através da formação e ter disponibilidade para esclarecer dúvidas e para acatar as sugestões e preocupações da restante equipa”, acrescentou.

Ainda assim, a docente explicou que estes são os “princípios básicos” e que “cada caso é um caso”. “É importante ter a visão clara da empresa e das exigências do negócio para que sejam tomadas as decisões correctas”, afirmou.

Teotónio Santos, administrador dos TUB, explicou que a empresa municipal está “sempre em constante diálogo” com os funcionários e deu exemplos práticos das vias de comunicação implementadas na empresa: “as reuniões de coordenação são sempre participadas por todas as pessoas que gerem os processos”. “Criámos, ainda, um jornal interno para permitir a partilha da informação de todos os projectos que estão a decorrer nos TUB junto de toda a comunidade”, reforçou.

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv