UMinho lança campanha de Fundraising

A Universidade do Minho (UMinho) lança hoje a sua campanha de Fundraising, “UMinho F2020”. Sob o mote “Um compromisso com a Sociedade”, o Salão Medieval recebe, ao longo desta sexta-feira, diversas personalidades do universo político, académico e empresarial da região, do país e até de algumas instituições internacionais.
Na sessão de abertura, António M. Cunha, reitor cessante da UMinho, lembrou o papel que a academia minhota desempenhou ao longo dos últimos anos para a dinamização da região.
António M. Cunha explicou, ainda, que a Universidade deve estar “atenta às necessidades da sociedade contemporânea” e que tem de ser um “local de mérito e onde os diversos conhecimentos se cruzam”. “À medida que o conhecimento criado nas universidades tiver impacto no crescimento económico e na criação de emprego das regiões, o futuro das universidades está garantido”, disse.
Manuel Heitor também esteve presente na sessão de abertura deste evento. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lembrou “a grande liderança universitária e reitoral” de António Cunha ao longo dos últimos oito anos à frente dos destinos da UMinho e disse que as instituições de Ensino Superior devem estar preparadas para responder a diversos desafios. “As universidades devem criar ambientes de aprendizagem, reforçar o desenvolvimento das carreiras científicas, fomentar os espaços de colaboração com a empresa e os empregadores, bem como a internacionalização são os grandes desafios para os próximos anos”, disse.
UMinho compromete-se com a sociedade
Mais logo, a UMinho lança a sua campanha de Fundraising. Para António M. Cunha, mais do que o valor angariado, esta iniciativa servirá para “criar laços muito fortes e cúmplices entre a Universidade e a região” porque a UMinho quer “construir projectos com e para a sociedade”.
