Verão no Campus traz 400 alunos à Universidade do Minho

São cerca de 400 alunos do 9º ao 12º ano de escolaridade que, até ao dia 28 de Julho, vão estar na Universidade do Minho (UM). Os estudantes vão passar pelos campi de Azurém, Gualtar e Couros para participar em 27 actividades lúdico-pedagógicas ligadas às ciências, engenharia, saúde, ciências sociais e artes. Tudo à conta da 10ª edição do Verão no Campus. Na sessão de abertura de mais uma edição do Verão no Campus, esta manhã, a pró-reitora para a Internacionalização do Ensino, Carla Martins, e o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) deram as boas-vindas aos participantes.
Para Carla Martins, pretende-se que o Verão no Campus “seja uma experiência «hands-on»”, de forma a que os alunos façam e sintam aquilo que se faz no dia-a-dia da Universidade. “O objectivo é que eles percebam o que é que um dia, se escolherem aquela área, farão na universidade, e poderão vir a fazer no futuro, caso trabalhem naquela área”, explicou a docente da academia minhota à RUM.
As onze escolas e institutos da UM e a Rádio Univeritária do Minho vão ser a casa também de alunos internacionais, que chegam do Brasil e França. “A Universidade do Minho tem uma estratégia de internacionalização há muitos anos e começamos a perceber que podemos internacionalizar a UMinho internacionalizando actividades que são pensadas também para alunos do Ensino Secundário”, revelou.
Já Bruno Alcaide, presidente da AAUM, quis transmitir aos participantes o carácter de proximidade da AAUM na vida dos estudantes. “Aproveitámos a apresentação para dar a conhecer qual é a estrutura da Associação Académica e algumas das actividades que marcam o percurso académico dos estudantes. Quisemos sobretudo passar uma mensagem de proximidade, que é o que a AAUM tenta fazer com cada um dos estudantes que ingressa na Universidade do Minho, desde o seu primeiro momento, até ao finalizar da etapa”, referiu.
Em todas as actividades, os futuros universitários são acompanhados por professores, investigadores e estudantes da UMinho. Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer as cidades de Braga e Guimarães.
