“Braga para Todos” quer mais pelos animais de rua

O Movimento Cívico “Braga para Todos” quer uma verdadeira política local para a problemática dos animais de rua. Neste momento, o grupo criou uma petição pública onde pretende alertar o presidente do município bracarense para as reais necessidades da cidade quanto ao controlo do nascimento descontrolado destes animais.
Apesar do alargamento do canil e gatil de Braga, bem como da criação do espaço para a esterilização dos animais, Sónia Marinho, uma das porta-vozes deste grupo de cidadãos, garante que “pouco tem sido feito” pelo autarquia e pelas autoridades competentes, “nomeadamente no que se refere às condições do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA)”. “Tenho conhecimento de que, diariamente, a AGERE recebe várias chamadas para recolher dezenas de animais. A resposta é sempre a mesma: o CROA está cheio e não pode receber mais nenhum animal. Mas esta não pode ser a resposta a dar aos cidadãos”, afirma.
Assim sendo, o grupo “Braga para Todos” defende o cumprimento da lei nacional que prevê a esterilização dos animais de rua, “primeiro os gatos e depois os cães. Tudo isto em parceria com as associações da cidade que estão no terreno e conhecem a realidade de Braga melhor do que ninguém”.
Este conjunto de cidadãos pede, ainda, no caso dos cães, o reconhecimento do estatuto de “animal comunitário”, que salvaguarda um conjunto direitos enquanto animal que permanece na via pública”. “Pedimos, ainda, que nos locais onde se encontram colónias de gatos sejam colocados abrigos para garantirem a sua salvaguarda”, diz.
Cerca de duas semanas depois do surgimento desta iniciativa, a petição conta com pouco mais de 300 assinaturas.
O objectivo é chegar às 4000 assinaturas e sensibilizar o maior número de pessoas, bem como as restantes forças políticas da região. “Estamos já a contactar os restantes partidos que concorrem às próximas autárquicas. Ainda não recebemos feedback mas esperemos que, em breve, se juntem à nossa causa”, acrescenta.
A petição pode ser consultada e assinada neste link.
