Gala Sanjoanina sobe a palco com “Need for Dance”

É já no dia 14 de Junho que o São João de Braga tem um dos momentos nobres da cidade, com a subida a palco da Gala Sanjonina no Theatro Circo. Um evento que vai para a terceira edição e tem como mentor a Associação de Festas de São João de Braga.
Com o propósito de, e para, homenagear pessoas e instituições que “muito deram de si ao São João de Braga”, é na solidariedade que a Gala ganha maior expressão. “Este ano vamos ajudar o projecto Need For Dance”, afirma Rui Ferreira, “bracarólogo” e presidente da associação sanjoanina. Este projecto, e como explica Raquel Cunha da Need for Dance, surge para, através da dança, dar mais “cor e alegria” à vida de pessoas com deficiência.
“Este projecto termina sempre com um espectáculo de dança que será apresentado a toda a sociedade de Braga, com o intuito de mostrar habilidades e possibilidades de integração destas crianças em diferentes artes e desportos. Apesar das limitações, dificuldades motoras, cognitivas, emocionais elas também gostam de música, dança, desporto, ou qualquer outra actividade. Somente necessitam de mais tempo, dedicação e estratégias”, explica Raquel Cunha, referindo que o “Need” surgiu com Loide Hardman, mãe de Kaitlin, uma menina que nasceu com o Síndrome de Wolf-Hirschhorn, mas que ganhou músico-dependente.
“Ela sentiu muita dificuldade em colocá-la numa escola de dança, mas através das redes sociais encontrou um projecto nos Estados Unidos da América para ajudar este tipo de casos. Rapidamente contou com a ajuda de várias entidades e profissionais de saúde que se ofereceram voluntariamente para participar neste projecto em Braga”, contextualizou Raquel Cunha.
