‘Guimarães Pass’: locais premium a preço low cost

Chama-se ‘Guimarães Pass’ e promete visitas a 11 espaços culturais da cidade vimaranense a preço reduzido. Este novo cartão entra em vigor no dia 1 de Junho e contempla descontos até 47% nos preços praticados nos espaços aderentes. Na apresentação deste cartão, José Bastos, vereador da Cultura na Câmara Municipal de Guimarães (CMG), disse que o ‘Guimarães Pass’ “pretende agregar informação e promover a visitação a estes espaços”. “Locais muito significativos, 11 espaços culturais e com um grande interesse e relevância para o concelho de Guimarães”, disse.
Assim sendo, este cartão permite a entrada no Castelo de Guimarães, no Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança, no Palácio Vila Flor, na Casa da Memória, no Museu da Cultura Castreja, na Citânia de Briteiros, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, no Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento, no Centro de Ciência Viva e, ainda, uma viagem no Teleférico (esta compra é opcional).
Turistas? Sim, mas durante mais tempo
José Bastos disse que este ‘Guimarães Pass’ servirá para conhecer uma mão cheia de espaços com “enorme valor histórico, patrimonial e cultural” e para “potenciar o aumento da estadia dos turistas” na cidade-berço. António Ponte, director regional de Cultura do Norte, também disse que este é “um instrumento fundamental para solidificar o turismo em Guimarães”.
Domingos Bragança, presidente da CMG, também não tem dúvidas que este cartão servirá para facilitar o tempo de estadia dos turistas em Guimarães. “Queremos que os turistas que visitem Guimarães o façam com o tempo necessário para visitar estes 11 espaços da cidade”, disse.
Guimarães Pass: mais parcerias a caminho
O cartão entrará em vigor a 1 de Junho mas, nesta altura, a autarquia já está a trabalhar em novas parcerias. Neste caso, para a introdução de novos parceiros na área dos transportes e da mobilidade. “Já reunimos com operadores na área dos transportes que estão muito receptivos a participarem. Essa é a nossa estratégia mas convém dizer que é um processo longo e demorado”, acrescentou José Bastos.
O ‘Guimarães Pass’ é válido por quatro dias, incluiu 1 entrada em cada um dos 11 espaços e começa a contar a partir do momento em que é validada a primeira entrada. O cartão normal custa 15 euros (18 euros para quem comprar a viagem de Teleférico) e é gratuito para todas as crianças até aos 12 anos. Portadores de Cartão de Estudante, Cartão Jovem ou maiores de 65 anos podem comprar o ‘Guimarães Pass’ por 10 euros (11,5 euros se quiserem a viagem de Telef
