INL abre as portas à comunidade

O INL, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, vai voltar a abrir as suas portas a 24 e 25 de Setembro. Estão programadas mais de 100 actividades divididas pensadas para todas as idades.
Desta vez, toda a comunidade está convidada a participar e, para isso, basta fazer o registo gratuito no site dos Dias de Portas Abertas do INL (openhouse.inl.int). Lars Montelius, director do INL, explicou que esta actividade é uma forma de mostrar à comunidade o trabalho desenvolvido pelo Instituto e para “explicar as diversas aplicações da Nanotecnologia no nosso dia-a-dia”.
O INL abre as portas a miúdos e graúdos
A 24 e 25 de Setembro o INL abre as suas portas e espera receber, em 48 horas, cerca de 4000 visitantes (o ano passado passaram pelo INL cerca de 3000 pessoas). Lars Montelius disse que esta é uma forma de “desafiar” os cientistas a explicarem de forma directa e eficaz o que é a Nanotecnologia. “Pode ser aplicada de formas muito distintas: na saúde, na construção e até na alimentação. Assim sendo, pode ser difícil explicar este conceito de forma simples”, afirmou.
Visitas, guiadas, exposições de trabalhos realizados pelos investigadores do INL, palestras, visitas digitais e actividades interativas: está tudo pensado ao pormenor. “Decidimos dividir as actividades em módulos distintos. Teremos, por exemplo, um módulo dedicado à alimentação e de que forma a nanotecnologia pode ajudar a indústria alimentar a aumentar os períodos de validade dos alimentos”, disse Mariam Debs, Facility Manager do INL.
Open Day com 200 voluntários
Os Dias de Portas Abertas envolvem toda a comunidade científica do INL e também contam com a participação de centenas de voluntários que, nas semanas que antecedem o evento, recebem formação específica para conseguirem fazer o acompanhamento dos visitantes. O programa completo pode ser visto no site do evento.
