Pirilampo Mágico: 30 anos a sensibilizar a comunidade

Já está nas ruas portuguesas mais uma edição do Pirilampo Mágico. A campanha, que celebra 30 anos, serve para sensibilizar a população para a problemática das pessoas com deficiência e conta, todos os anos, com diversas iniciativas que mobilizam dezenas de parceiros e instituições.
Em Braga, a campanha foi apresentada pela CERCI no centro da cidade. Este ano, o lema do Pirilampo Mágico é “Queremos Voar”. Vera Vaz, da CERCI Braga, explica este conceito “está muito interligado com o novo paradigma da intervenção junta das pessoas com deficiência que insiste na ideia de total inclusão e no modelo de vida independente”.
A campanha do Pirilampo Mágico começa hoje (4 de Maio) e termina a 28 de Maio. Em Braga, o Pirilampo Mágico é vendido em centenas de instituições da cidade, como é o caso das escolas do concelho, dos hospitais, de várias lojas comerciais e de tantas outras entidades privadas.
Ao longo das próximas semanas, a CERCI Braga desenvolve mais algumas actividades para sensibilizar a população. A primeira acontece já no sábado (6 de Maio). “É a quarta edição, conta sempre com cerca de 2000 pessoas a participar e com grande envolvimento da comunidade bracarense”, explicou Vera Cruz. A inscrição pode ser feita no próprio dia, o Kit de inscrição tem um custo de 5 euros (conta com uma t-shirt, o pirilampo mágico, uma caneca, uma pequena mochila e água) e o ponto de encontro é às 20h00, na Avenida Central.
Sameiro Araújo, vereadora do desporto na autarquia bracarense, esteve presente na cerimónia de apresentação da campanha e garantiu que esta caminhada será um momento de “celebração da vida” e de “sensibilização da população bracarense”. “Temos de salvaguardar o direito à igualdade e ao exercício de cidadania plena deste tipo de população”, acrescentou.
Para a vereadora Sameiro Araújo, o Pirilampo Mágico é um dos maiores e mais importantes “símbolos de solidariedade social em Portugal”. “Esta causa é muito nobre e as CERCI’s, nomeadamente de Braga, têm feito um trabalho notável e que deve ser louvado”, disse.
Mas este ano também foi lançado um desafio às escolas do concelho para construírem o seu Pirilampo Mágico gigante. Os trabalhos vão estar em exposição já no próximo sábado, durante a “Caminhada Mágica”.
