Famalicão, Trofa e Santo Tirso assinam protocolo

As câmaras de Famalicão, Troca e Santo Tirso assinaram, ao final da tarde de segunda-feira, um protocolo que visa o avanço de um estudo que permita criar um serviço de transportes públicos partilhado pelos três municípios. O serviço está previsto arrancar em 2019.
Paulo Cunha, edil famalicense, e durante a assinatura que decorreu no Museu Internacional de Escultura Contemporânea, em Santo Tirso, salientou a cumplicidade entre autarcas para defender os interesses da comunidade em relação aos transportes públicos.
“Um cumplicidade em que devemos estar juntos pelo interesse da comunidade. Era importante dar este passo na área dos transportes públicos, pois vai ser muito útil para as comunidades”, salientou Paulo Cunha.
O autarca explicou que “as motivações dos municípios passam por assegurar melhor mobilidade para quem trabalha por entre os três concelhos”.
Também Sérgio Humberto, edil da Trofa, realçou que “as necessidades da população não estão a ser atendidas” e quer ver isso “resolvido até 2019”.
Já o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, adiantou que o governo anterior transferiu autoridade de transportes para as autarquias e que isso fez toda a diferença.
“As CIM´s e a Área Metropolitana estão a trabalhar de forma acelerada neste projeto. temos qu trabalhar essa autoridade e temos que encontrar uma formação política que satisfaça esse objectivo e a fundamentação técnica”, referiu.
O estudo será efetuado por agentes no terreno que vão avaliar as necessidades de horários e de número de viagens necessárias, devendo o projeto entrar em vigor em 2019. A concessão será a uma empresa intermunicipal ou a um privado, através de concurso público.
