Parque industrial da Bosch em Braga vai aumentar

O município de Braga vai seguir com o processo de delimitação da Unidade de Execução de Lomar para que se possa avançar com a expansão do parque industrial da Bosch.

A zona, que contempla 210 hectares, obrigará à adaptação do espaço, com a construção de novas vias de acesso. A decisão foi tomada ontem, na reunião de Câmara. No final, Carlos Almeida, vereador da CDU, explicou aos jornalistas que votou contra a proposta porque o município deveria “exigir contrapartidas” à Bosch na construção dos acessos, “algo que não irá acontecer”, e que a proposta apresentada pela autarquia é “contrária à salvaguarda do interesse público”. “Quando em sede de PDM se planearam as Unidades Operativas de Planeamento e Gestão o previsto era responsabilizar os proprietários, algo que não vai acontecer”, acrescentou.

A Bosch pretende aumentar o seu parque industrial à conta de um novo contrato de 2000 milhões de euros com a Renault e a Nissan. Apesar do voto favorável do PS, o vereador Hugo Pires alertou a autarquia para a importância do projecto de um Parque Urbano Verde junto às margens do rio Este naquele local e que “deve ser mantido”. Hugo Pires fala em “má gestão urbanística” por parte da autarquia. “Há uma gestão casuística ao nível do urbanismo no que às áreas verdes diz respeito. Esta maioria tem destruído o planeamento urbanístico destas áreas verdes feito em tempos anteriores pelo PS”, afirmou.

Na resposta, Ricardo Rio garantiu que o projecto do Parque Urbano Verde naquela zona “está salvaguardado”. “Não será um parque de grande escala e ficará instalado na zona adjacente ao curso de água que terá todas as condições de segurança”, concluiu.

Pedro Andrade
Pedro Andrade

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv